Há 30 anos o Nirvana lançava Nevermind

“Integridade é um fardo pesado para aqueles que querem escalar as paradas”, escreveu Ira Robbins, na resenha de Nevermind, o segundo álbum da banda Nirvana. O texto foi publicado em novembro, na Rolling Stone, mas o disco foi lançado há 30 anos, no dia 24 de setembro de 1991. Na virada da década as bandas alternativas subiram à tona, Hüsker Dü, Soundgarden, Faith No More foram contratadas por grandes gravadoras. O que preocupava os fãs era se iam manter a integridade estética e filosófica se estourassem.

“Se o Nirvana não está fazendo algo novo, Nevermind possui canções, caráter, e a autoconfiança para ser mais do que uma mudança no formato dos hits de alta octanagem das FMs universitárias”. Ira Robbins situa o Nirvana numa encruzilhada, “guerreiros de garagem mirando a terra dos gigantes”. Não apenas mirou, como foi para o topo da terra dos gigantes. A banda colocou no caldeirão doses exatas do art rock do Pixies, R.E.M, Smithereens, com o pop de baixo teores de nomes como The Knack e Bay City Rollers. Por baixo da camada de distorções, dissonâncias, do vocal gutural de Kurt Cobain, fluíam sutilmente melodias cativantes.

Kurt Cobain, Dave Ghrol e Chris Novoselic formaram o grupo certo no lugar certo. A música pop mudava radicalmente, desde o final dos anos 80, criava novos parâmetros, novos temas, e distanciava-se do passado. Nevermind catalisou estas mudanças, e com um imenso apelo de público. Em fevereiro de 1992, chegava ao topo do paradão da Billboard, o LP vendendo 300 mil cópias por semana. Atrás do Nirvana veio a turma de Seattle e adjacências, foi cunhado o termo “grunge” para designar a nova sonoridade. O resto é história, e Smell Like Teen Spirit tocando incessantemente na sua MTV. Pois é, e aí se passaram três décadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: