A idade já pesa para a geração dos anos 60

Sir Elton John anunciou o cancelamento da Farewell Yellow Brick Road Tour. O motivo foi uma queda, que provocou danos nos quadris. Ele será submetido a uma cirurgia , seguida de muita fisioterapia. Em relação às estrelas do pop rock, Elton John, 74anos, é relativamente jovem. A geração do rock clássico, o dos 60 e de parte dos 70 aproxima-se, ou já passou, dos 80.  Estão fazendo turnês de despedidas ou celebrando datas redondas.

A Judas Priest, medalhão do heavy metal, estava retomando a turnê 50 Heavy Metal Years Tour, que foi interrompida, mal recomeçou. O guitarrista Richie Faulkner está com sérios problemas cardíacos (não foi especificado quais problemas). Curioso é que Faulkner tem apenas 40 anos. Metade da idade de Bob Dylan, que já faz as malas para encarar a Rough and Rowdy Way Tour, que começa em 2 de novembro e prevista para terminar em 2024, quando ele estará com 83 anos.

Recentemente os Rolling Stones perderam o baterista Charlie Watts, mesmo assim confirmaram a No Filter Tour, quando Watts encontrava-se hospitalizado, com Steve Jordan a postos, para substituí-lo. Mick Jagger e Keith Richard estão com 78 anos e fecham a turnê com 80 primaveras. Bill Wyman, o baixista da formação original dos Stones, de 85 anos, aposentou-se do grupo aos 57 anos, em 1993. Achava-se velho para o rock and roll.  A confirmação da turnê dos Stones, mesmo com a banda desfalcada, deve-se ao imenso volume de dinheiro, que movimentam cada vez que vão para a estrada, incluindo milionários contratos com patrocinadores.

Mas os grupos não estão perdendo só integrantes. A Grateful Dead ou o que resta dela, lamentou, na semana que passou, a morte do seu engenheiro de som, Bob Matthews, que começou como roadie do Dead desde 1965, e produziu alguns dos seus discos mais importantes. No Brasil duas entidades da música popular chegaram aos 80 anos em 2021, Roberto Carlos e Erasmo Carlos. O primeiro tem uma turnê agendada aos Estados Unidos em 2022. Mas com a variante delta perpetrando estragos nos EUA, RC deve pensar duas vezes antes de embarcar. Erasmo Carlos foi pego, no final de agosto, pela covid-19, e passou oito dias num hospital (segundo a família, mais por precaução), dias atrás anunciou a gravação de um álbum, mas não sinalizou para shows.

Além da idade, que está pesando para muita gente, há a pandemia. A Kiss cancelou dias atrás sua volta aos palcos, porque o vocalista Paul Stanley, 69 anos, foi infectado pelo corona vírus. Aliás, dezenas de bandas cancelaram turnês por causa da covid-19, e aí independe da idade. conta mais a conscientização, se bem que muitos astros são do grupo de risco, inclusive o negacionista Eric Clapton, ora em mais uma turnê americana.

Como se não bastasse, a turma dos anos 60 também está sendo vítima de doenças, algumas degenerativas. Peter Frampton deixou os palcos em 2019 (está com 71 anos), devido a um mal crônico que causa inflamação e atrofia muscular, que o impede de tocar guitarra, enquanto Joni Mitchell, um mito da música americana, parou aos 72 anos, em 2015, quando sofreu um aneurisma cerebral. Neil Diamond, 80 anos, anunciou estar com mal de parkinson. Outro mito, Tony Bennett depois de gravar mais um disco com Lady Gaga (Love for Sale, que chega ao público em 1º de outubro), cancelou os shows agendados. Mais que isto.  Bennett, 95 anos, encerrou uma carreira que durou 70 anos, pelo agravamento do mal de Alzheimer, cujo sintomas iniciais surgiram em 2016.

Mas há veteranos que estão vendendo saúde. Paul McCartney, 79 anos, é um deles. Depois de lançar disco, publicar livro, ele promete celebrar os 80 anos na estrada em 2022. E na estrada estão dois mitos brasileiros, Caetano Veloso e Gilberto Gil, ambos com 79 anos, em turnê pela Europa, quebrando o jejum do lockdown. Aliás, os baianos continuam com a corda toda, fazendo lives, lançando discos, casos de Gal e Bethânia, en quanto o decano da Tropicália, Tom Zé, do alto dos seus 85 anos, andou pintando o sete em casa durante a pandemia.

  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: