A Espetacular Charanga do França em coletânea

Há poucas formações musicais mais brasileiras do que a charanga. Anos atrás, quando nem pensava em ser jornalista, fui ver um jogo entre o Sport e o América (daqui do Recife), na Ilha do Retiro. O América foi  clube forte lá pelos anos 30, seu orgulho é ter sido campeão do centenário da Independência do Brasil, em 1922. Nos anos 80, lutava para continuar no campeonato.  Nessa noite, a surpresa foi o América ter um torcida relativamente volumosa, incentivada por uma animada charanga, devidamente uniformizada o padrão esmeralda do time. Com uns 15 minutos de jogo, o Sport inaugura o placar. A charanga para de tocar, e comemora o gol, a maioria dos músico era de rubro negros.

O saxofonista Thiago França toca A Espetacular Charanga do França  desde 2013, virou um bloco para animar o carnaval de Santa Cecília, a charanga é um corolário paulistano das orquestras itinerantes que animam o Carnaval do Recife e de Olinda, desde as primeiras décadas do século 20. Inclusive pelo uso de sopros e  palhetas, e uma ecletismo rítmico, no casa da Charanga cumbia, afrobeat, samba, frevo e jazz, basicamente música instrumental.

 Thiago, com Juçara Marçal, e Kiko Dinucci, integra o incensado grupo Metá Metá (que merece o “incenso”).  A espetacular Charanga do França manda ver uma coletânea, The Importance of Being Espetacular (Mais Um Discos), uma geral na sua discografia, com faixas gravadas especialmente para este disco (cujo alvo é o mercado externo), como Don’t Stop Till We Get Enough, carnavalizando o hit de Michael Jackson, rebatizado de Não Para. O álbum é daqueles trabalhos que equilibram diversão com inventividade. Sua música transcende o período carnavalesco, e é uma boa pedida para  a programação do carnaval pernambucano (quando o carnaval for possível), tem mais a ver do que grupos de rock, ou estrela do brega.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: