A primeira coisa a destacar em mais este álbum que reúne o pianista ucraniano Emanuel Ax, e o celista francês Yo-Yo Ma, é a capa. Sem aquele clima solene com que se embalavam discos de música erudita. Dois velhos amigos rindo de alguma história é bem mais interessante do que reproduções de telas de pintores clássicos, ou do rosto geralmente sisudo do compositor cuja obra é focalizada no álbum, no caso, Beethoven, este sempre retratado de rosto fechado.
Hope Amid Tears – Beethoven Cello Sonatas (Sony Classical) tem título bem sugestivo, “Esperança Entre Lágrimas”, para o momento em que vivemos, mas também se refere a um episódio acontecido em 1809, Beethoven teria enviado a Sonata nº 3 para seu amigo Ignaz von Gleichenstein, com a frase em latim, Inter lacrimas et luctum, ou “Entre lágrimas e pesar”. Nesta época, Viena vivia um período turbulento, em meio às guerras napoleônicas, a maioria dos amigos de Beethoven tinham fugido da cidade. Ele compunha na solidão, atormentado pela surdez, cujos sintomas acentuavam-se.
em tempos pandêmicos e sombrios, a música de Ludwig van Beethoven (1770/1827) é um bálsamo, aplicado com capricho por esta dupla de instrumentistas virtuosos. No repertório, cinco sonatas para piano e cello, na ordem em que foram compostas, o que mostra o desenvolvimento do compositor
O álbum é triplo, dois contêm as sonatas, e o terceiro de variações para cello e piano. Este é o segundo disco que Emanuel Ax e Yo-Yo Ma gravam com sonatas de Beethoven. O primeiro lhes rendeu um Prêmio Grammy, em 1987.
Deixe um comentário