Trio baiano antecipa os 80 anos de Caetano e Gil

Caetano Veloso e Gilberto Gil chegam aos 80 anos em 2022. O primeiro em agosto, o outro em junho. Aniversários que já começam a ser celebrados pelos músicos baianos Armandinho Macedo, Yacoce Simões e Marco Lobo, com o disco Retocando Gil e Caetano, que aporta nesta terça-feira, 5 de outubro, nas plataformas de música digital. A partir de sábado, 9 de outubro, o vídeo estará disponível no Youtube, no canal da gravadora Biscoito Fino.

A gravação foi realizada na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador.  No repertório, Os Mais Doces Bárbaros (Caetano), Palco (Gil), Menino Deus (Caetano), A Paz (Gil/João Donato), Sampa (Caetano), Toda Menina Baiana (Gil), A Luz de Tieta (Caetano), Tropicália (Caetano), Eu Vim da Bahia (Gil), a Marcha da Tietagem (Gil) e Armandinho, canção feita por Caetano em homenagem ao craque da guitarra baiana.

Armandinho é o mais conhecido da trinca, começou, ainda adolescente, no final da década de 60, passou pela Cor do Som nos anos 80, e há décadas anima o carnaval da Bahia com o Trio Elétrico de Dodô & Osmar (este último seu pai). Yacoce Simões é pianista, multi-instrumentista, produtor, compositor e maestro. Enquanto Marco Lobo é Percussionista, compositor, pesquisador de sons e ritmos, e criador de instrumentos. Yacoce Simões, detalha o projeto, como foi a escolha das onze faixas do repertório :

“Levamos em consideração as relações afetivas e emocionais que nós três temos com cada uma delas. Criamos listas individuais e ao compará-las, cerca de dois terços do repertório já estava selecionado.  Adotamos uma perspectiva que preserva a melodia das canções, mesmo em formato instrumental. Nesse projeto, a voz das canções é substituída pelo bandolim, a guitarra baiana, o piano e a percussão, que trazem novos arranjos e sonoridades a essas pérolas que Gil e Caetano, nossos mestres e conterrâneos, presentearam a humanidade”

O disco é, pois, a música dos mestres baianos em releituras instrumentais, que realçam o talento de Caetano e Gil para melodias engenhosas e em dominar os mais diversos ritmos que formam suas obras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: