A revista Rolling Stone teve sua importância até os anos 70, depois passou a ser mais uma publicação de uma grande corporação. Dia desses, a revista publicou um listão de 500 músicas, que ganhou o título de As 500 maiores canções de todos os tempos. Cá no Brasil, a lista fez Jorge Ben Jor, o único brasileiro do listão, ganhar mil notinhas na imprensa falada, escrita e televisada, em algumas se sente que o escriba exulta pelo feito do compatriota.
A música selecionada pela equipe da Rolling Stone é Ponta de Lança Africano (Umababarauma), do LP África Brasil (1976), um dos seus grandes álbuns. Na caudalosa obra de Jorge Ben Jor (sobretudo antes de acrescentar o “Jor”). Esta canção é uma de suas melhores, mas não é a melhor, nem mesmo de África Brasil. Aliás, ela passou despercebida na época. A primeira regravação foi feita em 1990, por Arto Lindsay, quando formava, com Peter Scherer, o duo Ambitious Lovers (no álbum Lust). Só a partir de então passou a entrar no repertório de muita gente.
Depois, o que a RS chama de 500 melhores canções de todos os tempos tem temas instrumentais não cantados, a exemplo, de So What?, do álbum Kind of Blue, de Miles Davis. Mais ainda. A lista poderia ser chamada de cinco centenas de músicas melhores de todos os tempos dos Estados Unidos. A quase totalidade da lista é de música feita por americanos, boa parte só tocou nos EUA. Por vezes, não se julga não a canção, mas a interpretação. A melhor canção de todos os tempos, segundo o listão, é Respect, com Aretha Franklin. Mas a composição é de Otis Redding, que era tão bom compositor quanto cantor. E Respect não é melhor do que I’ve Been Loving You So Long, que Otis Redding tabém gravou, na melhor interpretação que alguém já deu a um soul.
Por fim, a lista não inclui, entre as maiores de todos os tempos, nenhuma canção de um compositor que esteve à frente de uma revolução musical, disputou com os Beatles as paradas de sucesso, no início dos anos 60, e dividiu um disco de composições suas com Frank Sinatra. Refiro-me a Tom Jobim, obviamente. Alia, a lista é somente as 500 melhores músicas de todos os tempos da turma da revista Rolling Stone. Só.
Deixe um comentário