Jake Shimabukuro, o Jimi Hendrix do ukelele, e convidados

O ukelele chegou ao Havaí via portugueses, é um instrumento tido como “menor”, limitado. Como Naná Vasconcelos comprovou com o berimbau, não há instrumento limitado, e sim músico que não o explora. O havaiano Jake Shimabukuro é o mais famoso tocador de ukelele do mundo. Chamado o Jimi Hendrix do ukelele, tem 46 anos, e toca o instrumento desde os quatro. Vai do rock ao jazz e ao erudito. Ele bombou na web, em 2006, com uma versão, no ukelele, claro, de While My Guitar Gently Weeps, em que mostra sua habilidade no pequeno instrumento, e como este está aberto às explorações.

“O que mais aprecio no ukelele é que pessoas que nunca pegaram num instrumento antes, ou acham que não possuem habilidade para tocar algum, pega um ukelele pela primeira vez e consegue aprender a tocar uma música. A alegria que vemos em seus rostos é incrível”, comentou recentemente Shimabukuro, a revista American Song Writer. Ele está sendo foco de atenção das revistas especializadas pelo disco Jake and Friends. O seu disco com mais probabilidades de sucesso popular, porém não exatamente como um músico virtuoso.

Jake Shimabukuro recebeu tantos convidados no álbum que acaba ele mesmo sendo mais um. Entre outros, participam do disco: Jack Johnson, Jimmy Buffett, Kenny Loggins, Billy Strings, Luke Nelson, Warren Haynes, Ziggy Marley, Jon Anderson, Michael McDonald, Willie Nelson. Estes os mais conhecidos, há outros cuja fama é circunscrita ao Havaí, feito a cantora Paula Fuga. Um trabalho que levou perto de dois anos para ser concluído, produzido por Ray Benson, responsável por reunir esta constelação de estrelas.

Se for pra saber o que pode Jake Shimabukuro no ukelele, ouça-se primeiro a faixa Smokin’ Strings, um instrumental em que ele toca com o multi-instrumentista Billy Strings, um duelo de gigantes. Nas demais faixas o ukelele fica meio ofuscado pelos vocais, mas não deixa de ser um bom disco, com repertório formado por standards, uns mais, outros menos, manjados, feito All You Need Is Love e A Day in The Life (Lennon/McCartney), respectivamente com Ziggy Marley e Jon Anderson, A Place in the Sun (hit de Stevie Wonder em 1966), com Jack Johnson e Paula Fuga, Get Together, com Jesse Collins Young. Citando algumas das 16 faixas de Jake and Friends, um álbum diferente na discografia de Jake Shimabukuro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: