Universal Music relança três clássicos dos anos 70

Dois discos que se tornaram cinquentões em 2021 serão reeditados nessa sexta-feira, 3 de dezembro, Construção, de Chico Buarque (nos formatos digital e CD), e o álbum londrino de Gilberto Gil (que tem seu nome como título), com todas as canções em inglês (três delas em parceria com Jorge Mautner). Este segundo terá edições digital, CD e vinil. Ambos já foram lançados em CD, e voltam sem novidades, nada de faixas extras. Felizmente. Essas acabam distorcendo o conceito original da obra, e quase sempre nada lhe acrescenta a não ser numericamente.

Já Construção terá novidade. A releitura da música título, por Toni Platão, Nilo Romero e a Blues Etílico. O primeiro foi da Hojeriza, banda ponta de rama do Brock, que lançou o álbum de estreia em 1987, um trabalho muito elogiado e pouco escutado. Nilo Romero também vem do rock brasileiro dos anos 80, como compositor, músico e produtor de discos várias estrelas daquela década, incluindo Ideologia, de Cazuza (com o próprio Cazuza e Ezequiel Neves). A Blues Etílicos é pioneira do blues no Brasil, e está na estrada há 36 anos.

Por fim, mas não importante, inexplicavelmente fora de catálogo até no formato digital, Refestança, registro da turnê, de 1977, de Gilberto Gil e Rita Lee aterrissa nas plataformas de música para stream, mas apenas virtual. Curioso é que o disco original foi lançado pelo Som Livre. Merecia voltar também em vinil, não iriam faltar compradores. Aliás, a Universal Music, é dona do riquíssimo catálogo da Phillips (que passaria a se chamar Polygram em 1972), ostentava um cast estelar: Odair José, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Gal Costa, Mutantes, Quinteto Violado, Luiz Melodia, Sérgio Sampaio ou Raul Seixas, todos tinham o selo da gravadora em seus discos na década de 70.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: