Michael Nesmith morre 26 dias depois do show final de The Monkees

Há 55 anos The Monkees fizeram o primeiro show diante de uma plateia de fãs. Criado para protagonizar uma banda de rock, espécie de paródia dos Beatles, o grupo servido por compositores feito Neil Diamond, e acompanhado nas gravações por grandes músicos de estúdios, fizeram tanto sucesso, com música de boa qualidade, que acabaram virando um grupo de verdade, se bem que apenas enquanto a série na TV existiu durante fugazes dois anos.

Nesta sexta-feira, 10 de dezembro, foi anunciada a morte de Micheal Nesmith, o monkee que era cantor e compositor antes de aprovado no teste para ser um dos atores da série, que estreou na NBC em 12 de setembro de 1966. Nesmith, vítima de uma parada cardíaca, completaria 79 anos em 30 de dezembro. Dos Monkees só resta Micky Dolenz. David Jones morreu em 2012, e Peter Tork em 2019.

Extremamente bem sucedido com The Monkees, Michael Nesmith não emplacou com a The First National Band, fazendo um country rock à frente de sua época, um estilo que levou o Eagles a se tornar um dos maiores vendedores de discos do mundo. Compositor, produtor de discos, e filmes, Michael Nesmith foi o ganhador, em 1981, do primeiro Grammy concedido a um videoclipe, quando o termo ainda nem era utilizado. Para divulgar sua canção Rio, para a gravadora Island, Ele, sua mulher, Kathryn, e o diretor William Dear, criou um filme curto, intitulado Elephant Parts, imagens que complementavam a música. Até então faziam o que chamavam de promo video, baratos, com poucos recursos, invariavelmente em playback. Assim como aconteceu ao estilo musical que desenvolveu, em 1979, com o citado William Dear, ele produziu, para o recém-inaugurado canal Nickelodeon, o programa Popclips, visando atrair adolescentes. O Popclips só passava clipes musicais, apresentado por um VJ. Dois anos depois seria criada a MTV, cuja programação inteira consistia de videoclipes. O show final de The Monkees, Michael Nesmith, Micky Dolenz, e músicos contratados, aconteceu há 26 dias, no Greek Theater, em Los Angeles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: