Frevo ganha primeiro instrumento criado especialmente para o gênero. O lançamento acontece no Paço do Frevo

Um dos instrumentos mais antigos da história da música, o prato, trazido para a Europa pelos sarracenos na idade média, e desenvolvido no império Otomano, para uso nas bandas militares de elite. A mais conhecida fábrica de pratos, a Zildjian foi criada no século 17, na Turquia, e contribuiu para disseminá-lo mundo afora, Mozart foi um dos primeiros a introduzi-lo na música erudita. Uma síntese da história do instrumento que, nesse final de semana, adquire sotaque pernambucano. Dois especialistas brasileiros nos pratos, um como músico, outro como fabricante, transmitem seus conhecimentos sobre o instrumento.

Nesta sexta-feira, entre 15h e 17h, no Paço do Frevo: o paulista Chico Domene da Domene Cymbals, ministra um workshop sobre pratos, enquanto o baterista pernambucano Augusto Silva (foto), da Spokfrevo Orquestra, participa nesse sábado, do lançamento de um novo modelo, criado por Chico Domene, direcionado para uso no frevo, e manufaturado segundo observações de Augusto Silva. O prato, batizado de Domene Cymbals Frevo Signature Augusto Silva, fabricado para atender necessidades específicas do frevo. Augusto explica como lhe veio a ideia:

“Apesar de viver frevo desde meus 18 anos e, pra falar a verdade, nunca imaginei que um dia teríamos um instrumento frevo signature. Com minhas pesquisas, com ênfase principalmente no sotaque do meu mestre Adelson Silva (também baterista da Spokfrevo Orquestra). Há pratos de jazz, rock, funk etc, mas um prato de frevo era algo inédito”, enfatiza Silva. Nas constantes turnês internacionais com a orquestra do maestro Spok ele passou a observar mais atentamente o uso dos pratos pelo bateristas de grupos que assistiu nos festivais de jazz:

“Assisti a um show em que o baterista era simplesmente Brian Blade. Ele usava um Hide de 23, e um hi-hat de 15 (refere-se a um combo de pratos de uma bateria). Chamaram realmente minha atenção porque, quando ele tocava nos pratos e no bumbo, me lembrava muito as bandas militares que escutava na minha infância. E como isso tem tudo a ver com o frevo, me fez guardar essa sonoridade pra que, em algum momento da carreira pudesse usar em prol da minha música”.

 Algum tempo mais tarde, sem que Augusto Silva tivesse uma oportunidade de colocar em prática sua ideia de um prato próprio para o frevo, ele recebeu um telefonema de Chico Domene, considerado um dos mais importantes artesãos de pratos do mundo, um convite que, segundo Augusto, o deixou de queixo caído: “Ele me convidou para desenvolvermos juntos um produto relacionado ao frevo. Um convite irrecusável. Depois de três meses de muita pesquisa, muita conversa, Chico consegue superar todas as minhas expectativas e dá vida ao primeiro prato de frevo”.

Chico Domene comentou o que foi para ele desenvolver este prato do frevo: “Poder fabricar um instrumento que será inserido de forma tão notória dentro do Frevo, com toda essa regionalidade e tradição, é uma honra para mim. Esse evento, trazendo esses bateristas e percussionistas, será de imensa importância, falaremos diretamente para o nosso público-alvo. Poder trazer informação sobre prato de bateria que não achamos em livros nem na internet não tem preço. Ao abrir portas para isso, o Paço do Frevo está ajudando a disseminar essas informações, e isso tem um peso cultural que não podemos medir”, pondera.

Enquanto Augusto Silva complementa Domene, especificando uma trinca de características timbrísticas do prato com a sua chancela:”Ele também traz três timbres: uma cúpula poderosa, um corpo onde a baqueta se sobressai e uma borda, onde também é possível atacar. O resultado é um som grave e profundo de uma qualidade que superou as minhas expectativas”. 

No lançamento, nesse sábado, o baterista fará show com seu quinteto, o Augusto Silva & Frevo Novo, tendo como convidados Maestro Spok, Bráulio Araújo e Renato Bandeira. Também está programada uma performance com caixistas, numa homenagem ao baterista conterrâneo Adelson Silva, um dos nomes fundamentais na construção da levada do Frevo. Quem resumiu, em poucas palavras, a importância do Domene Cymbals Frevo Signature Augusto Silva, foi o guitarrista Renato Bandeira, companheiro de Augusto na Spokfrevo Orquestra: “É um acontecimento histórico. Em mais de cem anos de história, o frevo só agora tem um instrumento criado pra atender suas necessidades”.

SERVIÇO

O Paço do Frevo, fica na  Praça do Arsenal da Marinha, s/n, no Bairro do Recife. A programação desse final de semana:

Workshopde Bateria com Chico Domene
Nesta sexta-feira, 17 de dezembro, entre as 15h e 17h
Em formato híbrido, presencial e on-line.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRRQQwatyBLPQgFIKdHrdyT9WoLLbdUSPI9onNaKwxTNWXfQ/viewform
Gratuito

LançamentoDomeneCymbals Frevo

Signature Augusto Silva
Neste sábado, 18 de dezembro, às 18h
Em formato híbrido, para o público presencial na Praça do Frevo, no terceiro andar, e para o público on-line no Youtube do Paço do Frevo.
Gratuito

LançamentoManifestaçõesCulturanoBrasil
Nesse domingo, 19 de dezembro, às 16h
O ingresso para o evento está incluso na entrada ao Paço do Frevo, que custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: