50 anos da primeira loja de cassetes do Brasil

O k-7 já foi o futuro do mercado da música gravada. Há 50 anos o Recife ganhava sua primeira loja especializada em fitas cassetes, a pioneira no Brasil, a Underground Tapes, na Rua da Aurora, 175. O K-7 era uma maravilha se levava na bolsa, junto com o gravador tijolão, podia ser escutada no carro, poupava espaço nas prateleiras das emissoras de rádio, e na casa do distinto ouvinte, em palestras, reuniões empresariais.

O coitado do LP evoluiu pouco desde que foi introduzido no mercado americano, em 1948, pela Columbia. No final da década de 60 tentou-se o mini-LP. Um disco do tamanho dos compactos, mas com 12 músicas. Não pegou. Já o K-7, escreviam os especialistas, iria acabar com o bolachão de vinil, cuja utilidade seria limitada à sonoplastia, no rádio ou TV. O LP riu por último. Ganhou do cassete e do CD.

O cassete não era essas maravilhas. Quando a fita se enrolava no cabeçote, às vezes não tinha mais jeito. Quando se conseguia salvá-la, haja paciência para rebobinar a fita com uma caneta. Mas o cassete tá voltando aos poucos. Tenho muitos, a maioria comprada em promoções. Quando o CD tornou-se a grande novidade, as lojas desfizeram-se dos cassetes, postos à venda a preço de banana.

Os cassetes durariam pouco, pegariam mofo, ressecariam, era o que todo mundo achava. Não é bem assim. Tenho fitas gravadas no final dos anos 70, que continuam sem problemas. Aliás, a durabilidade do cassete é responsável pela preservação do show Perfume y Baratchos, último voo do Ave Sangria, em dezembro de 1974. Peguei com Paulinho Rafael, no começo dos anos 90, na casa dele no Rio. Quase vinte anos de gravada e a fita estava ótima. Acabou virando disco 40 anos depois. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: