Eliane Elias foi único nome brasileiro a ganhar um Grammy na edição de 2022

Quantos brasileiros sabem quem é a pianista Eliane Elias? Poucos. A paulistana, de 62 anos, ganhou uma estatueta no Grammy 2022, na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino. É o segundo Grammy que ela ganha, em nove indicações ao prêmio. Me refiro ao Grammy que realmente conta. O que premia artistas que atuam no mercado americano, com abertura para latinos que vivem em seus países, mas que são bem presentes nos Estaods Unidos, tanto com hits, quanto em grandes turnês. Eliane Elias está nos EUA desde 1983, e é um nome estabelecido no jazz. O Grammy foi pelo álbum Mirror Mirror (Candid Records), gravado com dois gigantes do jazz, Chick Corea e Chucho Valdés.

Seria um álbum de Eliane Elias com Chick Corea. Porém só gravaram quatro temas. Corea faleceu em fevereiro de 2021, aos 79 anos, em consequência de um câncer. Eliane continuou o álbum com o cubano Chucho Valdés. Foi sei primeiro disco apenas como pianista.  Para os que não a conhecem, fica até difícil indicar um álbum, ela tem uma discografia extensa com cerca de 40 discos. Mas Mirror Mirror é a pedida, um discaço, que já foi comentado no telestoques.com e no meu perfil do Insta.

JON BATISTE

Disco do Ano, Gravação do Ano, Melhor Performance de Rhythm and Blues tradicional, Melhor Disco de Rhythm and Blues, Melhor Improviso solo de Jazz, Melhor Disco de Jazz Instrumental, Melhor Performance de Música Americana de Raiz, Melhor Canção de Raiz Americana, Melhor Trilha Sonora Para Mídia Visual, Melhor Composição Erudita Contemporânea, Melhor Vídeo Musical. As onze indicações que pianista americano Jon Batiste recebeu para o Grammy 2022. Levou quatro. Impressionante que ele teve indicações na música de raiz, erudita, jazz, rhythm and blues (ou r&b).

P.S – Jon Batiste deu uma canja num concerto da Spok Frevo Orquestra na extensa turnê que a  SFO empreendeu pela Europa. No verão de 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: