6.348.808.438, ou por extenso: seis bilhões, trezentos e quarenta e oito milhões, oitocentos e oito mil e quatrocentos e trinta e oito. Estes são os números de vezes em que as faixas do álbum Sour, da americana Olivia Rodrigo, 19 anos, a cantora com mais plays no Spotfy no mundo. Com Sour ela foi a cantora que mais ganhou prêmios no Grammy 2022: quatro estatuetas.
Olivia lançou o álbum em maio de 2021.
Uma das faixas, Driver’s License está com 1 bilhão, 373 milhões e 108 mil plays no Spotfy. A segunda música mais acessada do disco no mesmo aplicativo tem 1 bilhão, 261 milhões e 280 mil vezes. São números estupendos. a1,4 bilhão para atingir toda a população mundial, que é de cerca de 7,8 bilhões de pessoas.
O Spotfy sobe 60 mil músicas todos os dias. Dos milhões e milhões de músicas abrigadas no aplicativo, apenas 167 alcançaram 1 bilhão de plays, o que remunera o artista em 3 milhões de dólares, o que é relativamente pouco para o faturamento do Spotfy, responsável por 20% do mercado da música em 2021. O aplicativo tem 150 milhões de assinantes, e paga entre 0,3 e 0,5 centavos de dólar por cada play. Para ter direito a 1 dólar o artista tem que ter sua música tocada 326 vezes.
O nome aportuguesado de Olivia Rodrigo vem de seu avô filipino. Ela começou como atriz da Disney, sobressaiu-se na série High-School Musical. Sour é seu álbum de estreia, e foi quase unanimidade em elogios. A garota faz rock, pop, com um toque retrô. Brutal, que abre Sour tem guitarras estridentes, porém Drivers License é uma power ballad, que soa como uma coisa antiga. Mas Olivia Rodrigo atualiza o modelo, e canta muito, afinal foi treinada nos estúdios da Disney, onde amadores não têm vez.
Todos estes bilhões de plays apontam para o fato de que a grande maioria das pessoas do mundo escuta música nos aplicativos de streaming. Daí porque Olivia Rodrigo, mesmo sendo a cantora mais tocada do mundo, no Brasil não é escutada em locais convencionais, bares, restaurantes e emissoras de rádio (a não ser em grande capitais, onde o perfil do rádio é mais diversificado). A divulgação do disco processa-se pelas mídias sociais, mais do que pelas obsoletas assessorias de imprensa das gravadoras. O futuro chegou, e Olivia Rodrigo, tanto na sua música, como na forma como alcança seu público.
Estimado Teles, bom dia!
Já dá para dizer que a cantora americana Olivia Rodrigo tem fôlego para se manter nesse ritmo, tipo Bob Dylan? Ou tudo isso é fogo de palha, como diria Caymmi a respeito de Daniela Mercury?
CurtirCurtir
bob dylan é muito né? É apenas uma cntora pop interessante. O tempo so Bob Dylan, Paul Simon Chico Buarque ficou lá pra trás
CurtirCurtir
Ficou para trás, concordo. Mas ninguém pode evoluir sem beber na fonte.
CurtirCurtir