Caetano Veloso teria escutado o reggae de Derrick Harriott em Portobello Road?

“Walk down Portobello Road to the sound of reggae”, neste verso de Nine out of Ten, de Caetano Veloso (de Transa, 1972) a palavra “reggae” foi apresentada aos brasileiros. Quase ninguém tinha ideia do que se tratava. Portobello Road é local onde se encontravam muitos jamaicanos, e caribenhos em geral. Curiosamente, Wanderléa foi pioneira, em 1964, em introduzir o ska no Brasil, com Meu Bem Lollipop, versão de Gerson Gonçalves para My Boy Lollipop (Morris Levy/Johnny Roberts), primeiro grande hit saído da Jamaica nos anos 60, na voz de uma adolescente de 15 anos, Millie Small.

Quando Caetano andava por Portobello Road, em 1970, é provável que o reggae que escutou tenha sido do álbum The Undertaker, formado pelo produtor e músico Derrick Harriott com os conterrâneos The Dynamites, sob o nome de The Crystalites. O disco é instrumental, com cada faixa entremeada por falas bem-humoradas. Por esta época o reggae ainda estava sendo formatado, tinha muito de rocksteady, de levada mais cadenciada.

O disco The Undertaker fez muito sucesso entre os caribenhos que viviam na Inglaterra, e estava há décadas fora de catálogo (foi lançado pela Trojan). Esta semana o álbum foi reeditado com 14 faixas a mais (no original eram 12), todas tocadas com grupos montados por Derrick Harriott, algumas de 1969. É música para um domingo de sol, alegre, dançante, despretensiosa, mas inventiva. Certas faixas lembram os grupos instrumentais de iê-iê-iê, sobretudo pela ênfase nos solos de órgão. Os temas são próprios, ou covers (um deles de Lady Madonna, dos Beatles).

2 comentários em “Caetano Veloso teria escutado o reggae de Derrick Harriott em Portobello Road?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: