História da canção: He Ain’t Heavy, He’s My Brother

Graças a Tupã, a cultura musical dos sertanejos é mínima, e nenhum deles perpetrou versão de He Ain’t Heavy, He’s My Brother, de  Bobby Scott e Bob Russel, uma das grandes baladas dos anos 60, popularizada pelo grupo The Hollies, em 1969.
No título, “Ele Não É Pesado, Ele É Meu Irmão” não há mensagem cifrada, ou gíria da época. Vem de um filme sobre um orfanato  Boys Town. Um garoto carrega outro maior e mais velho, vítima de poliomielite, nas costas. Um padre lhe pergunta se não está pesado. Ele responde que não, e  esclarece que aquela pessoa é seu irmão. Mas a canção não tem letra piegas. Os dois Bob eram compositores profissionais, fizeram músicas e produziram muita gente boa. Russel estava com câncer. Morreria seis meses depois da sua única parceria com Bobby Scott.
He Ain’t Heavy, He’s My Brother, feito aconteceu com muitos grandes sucessos, foi lançada por um cantor e produtor americano chamado Kelly Gordon, e não aconteceu. A música foi oferecida a Joe Cocker que não se interessou. Prestes a entrar em estúdio, a banda inglesa The Hollies estava com pouco material para gravar. E aquele seria um disco vital para o grupo, primeiro álbum sem Graham Nash, que iniciava carreira nos EUA no Crosby, Stills & Nash.

O guitarrista Tony Hicks deu um rolê  pela Dennmark Street, a rua onde se localizavam várias editoras musicais em Londres. Hicks já ia saindo de mãos vazias da última editora que visitou. Já ia embora quando lhe pediram que escutasse mais uma música. Era He Ain’t Heavy, He’s My Brother numa demo gravada pelo autores. The Hollies a lançaram em setembro de 1969 e bombaram. Emplacaram nos dois lados do Atlântico, e em vários países (inclusive no Brasil). A música foi sucesso também, em 1970, com Neil Diamond. Voltou a fazer sucesso na Inglaterra, com os Hollies em 1988, impulsionada por um comercial da cerveja Miller. Aliás, chegou ao topo da parada, enquanto em 1969 seu pico foi um 3º lugar. Curiosidade: o piano na gravação dos Hollies é tocado pelo ainda desconhecido  Elton John.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: