Receitas pra emagrecer no ano da Revolução Russa

Do Jornal Pequeno,em 13 de outubro de 1917, na coluna feminina. Na época excesso de peso já era problema, sobretudo às mulheres. Homens orgulhavam-ser barrigas protuberantes, sinal de prosperidade. Às mulheres sugeriam o emagrecimento. No mês da Revolução Russa de 1917, o Jornal Pequeno publicava o que devia seguir uma mulher para perder aqueles quilinhos indesejáveis:

Regime para as mulheres gordas

1 – Movimentos e ginástica, indo progressivamente até o cansaço

2 – Passeio depois das refeições, maratonas forçadas

3- Seis a sete horas de cama apenas

4 – Banhos quentes prolongados, massagens

5 – Sair da mesa ainda com fome, ter o hábito de tomar só uma certa quantidade de alimentos. Beber chá (quente) às refeições, Quase nunca comer bolos. Evitar tudo o que se receita para as magras. Pão da véspera ou torrado. Nunca pão fresco.

Legumes verdes. Laranjas, saladas, limonadas, carnes grelhadas sem molho, nunca cozidas.

Não se procure emagrecer muito depressa: o rosto e o corpo ficariam moles e enrugados. Faça-se progressivamente, com paciência. De dois em dois dias tome-se um banho quente demorado. No qual só se terá posto pedra hume (para apertar os tecidos), depois uma fricção com álcool alcoforado. No dia seguinte ducha fria para endurecer as carnes. Mesma fricção

Pode-se também por na água do banho dois quilos de sal grosso, com folha de timo, de louro, hortelã, pimenta e alfazema, tudo dentro de um sachê. Põem-se o sachê num banho muito quente, deixa-se aí durante alguns minutos, e deve-se espreme-lo ao entrar n’água. Pode-se uma vez ou outra despejar algumas colheres de amoníaco no banho mexendo muito. Não receie uma ou duas vezes por dia, as abluções em água fria.

Nada é tão eficaz quanto molhar uma toalha em água fria e bater com ela vigorosamente no corpo. Não se esqueça de que para nada servirá do ponto de vista estético emagrecer adquirindo carnes moles. Todas estas receitas são justamente para evitar este horrível inconveniente.

Os higienistas americanos aconselham as respirações profundas ao ar livre. Pondo as mãos nos quadris, deve respirar o ar pelo nariz. Com a boca fechada deve-se assim encher os pulmões até a base e exalar, lentamente o ar até o fim. Repetir esse exercício tantas vezes se puder, mas faze-lo gradualmente para não cansar. O oxigênio consome a gordura do corpo, fortalecendo-o e dando-lhe vida nova.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: