Crônica – O filé argentino de 900 quilos e o osso duro de roer do brasileiro

“Argentinos fazem bife à milanesa de 900 quilos”, vi a notícia na TV. Só pode ser uma provocação a nós outros, os brasileiros. Brasil e Argentina quase sempre foram rivais, por um tempo curto, alinharam -se ao nosso país politicamente nos anos 70, mas não no no jogo de bola. Fomos vergonhosamente garfados na Copa de 78, com a seleção verde-amarela-azul anil  desclassificada invicta. O escrete foi campeão moral do Mundial, disputado na Argentina, jactava-se o capitão Cláudio Coutinho, técnico da canarinha. Titulo inédito, mas sem direito à taça.
Esse filé, de quase uma tonelada, é uma afronta aos brasileiros. Até um dia desses os compatriotas das classes menos favorecidas comiam osso. Atualmente continuam comendo, com a diferença de que não tem osso pra todos.
A coisa tá de um jeito que saio do supermercado constrangido, e entro num restaurante com complexo de culpa. A situação tá tão ruim que não dá nem pra exagerar. Ai vêm os argentinos com um filé de 900 quilos.
E se estamos ruins, a Argentina tá pior. Se os dois países forem à luta por conta desta humilhação gastronômica, a luta vai ser na faca ou no tapa. Nenhum dos dois tem condições de gastar dinheiro com bala.
Feito o boia-fria da música O Rancho da Goiabada, de Aldir Blanc e João Bosco, milhões de brasileiros sonham com bifes a cavalo com batatas fritas. Um rapaz em situação de fome, morador de rua da rua em que moro deve ter sonhado com um bife assim, ou à milanesa, certamente não nas dimensões ignorantes do filé á milanesa argentino. Na primeira abertura moderada da pandemia, entornava eu uma cerva, num bar perto de casa,  quando esse rapaz  se aproximou e pediu pra eu lhe pagar um filé à parmegiana. Disse-lhe que dão dava pra pagar nem pra ele, nem pra mim. A vida no Brasil tá, cada vez mais, um osso duro de roer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: