História da canção: Come and Get it

Bad Finger Boogie foi o nome de trabalho de With a Little Help from My Friends, dos Beatles. Em 1969 foi adotado por um grupo de músicos ingleses e galeses que se chamavam The Iveys, quando foi contratada pela Apple. A banda foi sugerida a Paul McCartney por Mal Evans, roadie, e faz tudo, dos Beatles. McCartney tinha a intenção de produzir o Badfinger, mas antes de um álbum achou que eles precisavam de um single de sucesso.

Estava deitado em casa, quando lhe veio uma ideia de música. Levantou-se com cuidado de não acordar Linda, com quem casara recentemente, trancou a porta da sala onde estava um gravador. Compôs para o Badfinger uma canção simples, feito Love me Do: “Eu queria um sucesso, então teria que ser uma música básica. O interessante é que eu sabia a maneira exata de como ela deveria soar”, conta Paul McCartney no livro The Lyrics – 1956 to the Present.

No dia seguinte haveria sessão de gravação com os Beatles, que aprontavam o álbum Abbey Road. McCartney chegou meia hora antes, convocou um engenheiro de som, Phil McDonald. Sozinho gravou bateria, maracas, piano, contrabaixo, e voz, e ainda fez a mixagem, tudo isto em apenas 25 minutos.  Quando mostrou a demo aos integrantes do Badfinger, esclareceu que queria que fosse gravada exatamente como estava na fita. Um deles comentou que fariam modificações no arranjo. Paul recomendou que não mexessem em nada. Aquilo era uma composição que seguia a fórmula do sucesso.

No livro, Paul conta que temia que o grupo sofisticasse a música e ela perdesse a espontaneidade. “Eu sabia que os caras não gostaram de apenas copiar o que fiz, e entendi a vontade deles de colocar seu próprio estilo na canção. Mas era como se eu dissesse pra eles que aquilo era uma pintura concluída. Se eles a reproduzissem era como se tivessem a pintado, eu não traria a minha a público”.

O título da música é Come and Get it, lançada na Inglaterra em 5 de dezembro de 1969, chegou ao quarto lugar nas paradas. Nos Estados Unidos o lançamento aconteceu em 12 de janeiro de 1970, e alcançou um sétimo lugar no paradão pop da Billboard. Come and Get it entrou na trilha sonora do filme The Magic Christian, dirigido por Joseph McGrath, com Peter Sellers e Ringo Starr.

A gravação original de Come and Get it com Paul McCartney (atribuída aos Beatles) circulou durante muitos anos em discos piratas. Foi lançada oficialmente em 1996, no terceiro álbum da série Anthology.  

BADFINGER TRÁGICO

O Badfinger, e cantora Mary Hopkin foram os contratados mais bem sucedidos da Apple, a gravadora dos Beatles. Não por acaso produzidos por Paul McCartney. O Badfinger vendeu cerca de 15 milhões de discos, e emplacou hits internacionais com Without You (que também estourou com Harry Nilsson) e Day After Day. Com o fim dos Beatles trocaram a Apple pela Warner. Daí em diante o grupo tem uma trajetória que merece uma cinebiografia. Foram contratados por três milhões de dólares pela Warner, mas em pouco tempo estavam falidos. Não emplacaram mais nem um grande sucesso, e o empresário Stan Polley sumiu com o dinheiro do grupo.

Pete Ham, o principal vocalista, acabara de comprar uma mansão por 30 mil libras, estava recém-casado e a mulher gravida. Na bancarrota, ele entrou em depressão, e enforcou-se em 23 de abril de 1975. O grupo acabou, mas voltaria em 1977, para uma retomada de carreira desastrada, e também trágica. Em 1983, dois integrantes o baixista Tom Evans e o guitarrista Joey Molland remontaram a Badfinger. Entre querelas judiciais sobre direitos autorais, discussões internas, Evans suicidou-se em 19 de novembro de 1983. O Baterista Mike Gibbins morreria em consequencia de um aneurisma em 4 de outubro de 2005. Joey Molland é o único sobrevivente da formação do grupo de 1969.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: