Aterrissou nesta sexta-feira nas plataformas de música digital, o álbum Cássia Reggae, celebração à cantora que completa 60 anos em dezembro. O título já diz o que se trata. Uma reunião de vários artistas interpretando canções do repertório de Cássia em levada de reggae, gênero cujo dia é celebrado hoje. Seria mais interessante que a cada artista fosse dada a opção de recriar Cássia Eller como preferisse. Mas é certo que dar roupagem de reggae a outros gêneros é uma tradição na música da Jamaica. Aliás, Fernando Nunes, que produziu o álbum com Sérgio Fouad, assinou, com Bid, o disco Jah-Van – Djavan Goes Jamaica (2018). Canções de Djavan em ritmo de reggae.
Mas o elenco é de primeira, a começar por Gilberto Gil, com Segundo Sol (Nando Reis), que ganhou clipe, também liberado nesse 1º de julho. Nando Reis, obrigatório num tributo à Cássia, canta Lanterna dos Afogados. Claro, não poderia faltar Chico Chico, filho da cantora, que vai de Coroné Antonio Bento com Jorge du Peixe. A faixa tem participação de Pupillo na bateria. Aliás, João do Vale ficou fulo da vida com a versão de Coroné Antonio Bento por Tim Maia, que excluiu metade da letra. A música, gravada pelo coautor Luiz Wanderley, em 1959, nem se chama Coroné Antonio Bento, e sim Matuto Transviado.
O disco é aberto com Lanterna dos Afogados (Herbert Vianna) com Nando Reis, Dois Reis, Fernando Nunes e Sergio Fouad, no original a música já é um reggae. Gilberto Gil, sempre impecável como intérprete de músicas alheias, está irrepreensível em O Segundo Sol. Impressiona a semelhança entre a voz de Chico Chico, ou Chicão, com a da mãe. Ele, Jorge du Peixe Fernando Nunes e Sergio Fouad cantam a citada Coroné Antonio Bento, melhor faixa do álbum, que se equilibra entre o reggae e o xaxado, com um ótimo arranjo de sopros e metais. Melhor porque se reinventa a música.
Lan Lahn e Marcio Mello interpretam Amor Destrambelhado, compostas pelos dois, que Cássia Eller incorporou ao seu repertório em 1997. Neste álbum a canção é um roots reggae. Sergio Fouad e Fernando Nunes participam da faixa. O reggae de raiz permeia o álbum. Me Marisa Monte e Moraes Moreira, Palavras ao Vento é cantada por Toni Garrido, com Fernando Nunes e Sergio Fouad. Uma das mais marcantes canções de Cassia Eller, sua assinatura musical, Malandragem (Cazuza/Frejat) aqui é um ska com Margareth Menezes, Maestro Tiquinho. Os produtores do disco participam da faixa. Meu Mundo Ficaria Completo (Nando Reis) tem Zé Ricardo, Fernando Nunes e Sergio Fouad abrindo no dub e caindo no roots reggae. Um disco divertido, pra um dia ensolarado, embora esteja longe das interpretações viscerais de Cássia Eller.
Deixe um comentário