Gilberto Gil tem generosidade e talento ratificados em álbum com 18 duetos

  Gilberto Gil é um incorrigível peladeiro da música. Convidou pra cantar, seja numa roda de amigos, ou participar de uma gravação ele está lá. Peladeiro e generoso, ao longo dos quase 60 anos de carreira, Gil gravou com intérpretes e bandas de diversas gerações. Em 2007, foi lançado um álbum com parte dessas participações especiais. Dias atrás chegou às plataformas de música digital o Dueto 2, tendo como deixa os 80 anos completados pelo baiano em 26 de junho.

A saudável promiscuidade de Gilberto Gil, mais imortal da MPB do que da Academia Brasileira de Letras (da qual se tornou membro em abril de 2022), vai da esquecida Obina Shok (formado em Brasília por filhos de diplomatas africanos e brasileiros), As Frenéticas, Chico Science &Nação Zumbi, a Marisa Monte, Chico Buarque, Johnny Alf e Anastácia. Na base do “avisa lá que e vou”, Gil tem duetos para muito mais.

O álbum de 2007 traz repertório mais interessante, porém ambos são alicerçados na reforçada estrutura das canções, de rara habilidade na junção de melodia, ritmo e letra de altíssima octanagem de qualidade.

Duetos 2 abre com Abri a Porta, com Dominguinhos (a canção é assinada pelos dois), seguida por Imagine, com Milton Nascimento, e mais 14 faixas, com Maria Rita, Pery Ribeiro, Quarteto em Cy, Erasmo Carlos, Joyce Moreno, Beth Carvalho, Maria Bethânia, Anastácia, Gal Costa, As Frenéticas e o Trio Elétrico de Dodô & Osmar e Jorge Mautner.

Assim como o Duetos, esta sequência não acrescenta nada a obra de Gil, nem tem esta finalidade, até porque cada uma das faixas vem de um momento específico, com climas diferentes. Mané João (Roberto/Erasmo) é faixa pinçada do álbum Erasmo Convida, também um disco de duetos do Tremendão lançado em 1980, enquanto Mancada, umas das primeiras composições gravadas de Gilberto Gil, aqui com Beth Carvalho, foi pinçada de um disco ao vivo da cantora no Teatro Castro Alves em 2007. No álbum Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia ao Vivo, que reafirma a generosidade de Gil, presente em sete das 18 faixas do álbum. Duetos 2 é divertimento garantido ou seu dinheiro de volta.   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: