Rap surgiu em 1979, nos Estados Unidos, ou em 1964, no Brasil?

TBtelestoques

Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? A dúvida ontológica foi dirimida poucos anos atrás por cientistas ingleses. Chegaram à conclusão de que a galinha veio primeiro do que o ovo.
Qual foi o primeiro rap? Rapper’s Delight, com a Sugarhill Gang, ou Fatback com King Tim III (Personality Jock)? Ambas são de 1979, a segunda lançada cinco meses antes (em março).

Uma retroagida no tempo e se encontra, lá nos idos de 1968, um cara chamado Pigmeat Markham, comediante, ator, cantor americano. Naquele ano, ele lançou Here Comes The Judge, logo rotulada como uma “noveltie song”. Noveltie significa literalmente novidade, uma coisa nova, mas em pernambuquês seria uma música “troncha”. Pigmeat Markham estava então com 64 anos (faleceu em 1981, aos 79 anos),
Poucos se lembram de Here Comes The Judge que tem todos os elementos que vão ser encontrados no rap do final da década de 70 e início dos 80. Basicamente uma fala longa, rimada, com uma base ritmada.
É provável que antes de Pigmeat Markham (cujo nome de batismo era Dewey Markham), haja outras gravações que enfatizam os versos falados.

No Brasil há, e uma bem conhecida, Deixa Isso Pra Lá (Alberto Paz/Edson Menezes), um dos maiores sucessos da carreira de Jair Rodrigues, lançado em 1964. É com certeza o primeiro samba falado, com uma parte cantada. Moreira da Silva falava também entre um ou outro versos nos seus sambas de breque, mas sempre contando uma história engraçada. Mas Deixa Isso Pra Lá foi novidade na época. Tão diferente, que Wilson Simonal a recusou. A música até os tempos atuais continua sendo regravada, sampleada ou citada em outras canções.

3 comentários em “Rap surgiu em 1979, nos Estados Unidos, ou em 1964, no Brasil?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: