TBtelestoques – Capiba comenta sobre o mercado do frevo numa entrevista de 1936

Capiba, que não precisava de direitos autorais para pagar as contas (era funcionário do Banco do Brasil), foi uma voz atuante a favor da música carnavalesca pernambucana até o final da vida. Voltamos 84 anos no tempo, transcrevendo uma entrevista dele, comentando sobre o mercado do frevo, e o que poderia ser feito para otimizá-lo (do Jornal do Commercio, janeiro de 1936). Nessa sexta-feira, 28 de outubro, é aniversário de 118 anos de nascimento de Lourenço da Fonseca Barbosa, o surubinense Capiba.

“As firmas pernambucanas que mantêm quarto de hora nas difusoras do Rio poderiam fornecer as nossas músicas para os números intercalados nos reclames. Creio que seria de um grande efeito, dado o interesse que as mesmas despertam fora do estado. Na semana passada assinei contrato para gravação na Victor de minha marcha Manda Embora Esta Tristeza. Outros compositores nossos tiveram também músicas gravadas nas diversas fábricas para o carnaval de 1936.

Quero que me digam qual é o outro estado da federação que possui um tipo de música que se iguale à nossa. Músicas boas não faltam o que nós precisamos é de reclame muito bem orientado. Não é interessante que o compositor saia à rua com um porta-voz a dizer que a sua produção é a melhor do mundo, é, sobretudo deselegante.

No Norte qual o compositor que pode viver exclusivamente de música? A quota referente aos direitos autorais é irrisória. Cem réis por letra, cem réis por música em cada face do disco. Os proprietários dos afamados produtos Marca Peixe que poderiam aproveitar a minha sugestão e fazer executar nos seus quarto de hora, nas estações do Rio, as nossas marchas e maracatus.

Precisamos incentivar nossos compositores, com o máximo que possam dar, não só na música, como na letra que, com franqueza, ainda está muito a desejar, em relação ao nosso meio intelectual. No Recife são selecionadas músicas para concurso acompanhadas de verdadeiros monstros literários. Faz-se necessário que os compositores se aliem a poetas de valor para que se faça, aqui dentro e lá fora, melhor juízo a nosso respeito.

Nessa época era comum o formato “quarto de hora”. 15 minutos de determinado tipo de música, cantada ou instrumental, que levava o nome do patrocinador.

Mande Embora Essa Tristeza foi gravada por Aracy de Almeida, em 1936. O lado A de um 78 rotações que trazia Já Faz Um Ano, de Nelson Ferreira.

Capiba cita o maracatu, pois naquela segunda metade dos anos 30, houve grande incentivo para que os compositores pernambucanos escrevessem maracatus canção, que chegou a competir com o frevo canção. Capiba foi o principal autor deste gênero de maracatu, tendo como parceiro mais constante o poeta Ascenso Ferreira.

A fábrica Peixe, de Pesqueira, foi durante décadas uma das maiores, senão a maior, produtor de derivados de tomate, e de goiabadas do país. Durou exatamente cem anos: abriu em 1898 e fechou as portas em 1998.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: