Jerry Lee Lewis: morre o último dos integrantes do Quarteto de Um Milhão de Dólares

Jerry Lee Lewis, pioneiro do rock, cuja morte foi anunciada nesta sexta-feira, 28 de outubro, foi um dos nomes do chamado Quarteto de Um Milhão de Dólares. Em 4 de dezembro de 1956, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley, Carl Perkins e Johnny Cash, casualmente, se encontraram no estúdio da gravadora Sun, em Memphis, Tennessee. Tiraram um som, que foi registrado e seria lançado em disco somente em 1981

Nessa época, Elvis Presley já era sucesso nacional, com o passe vendido pela Sun Records à RCA, Carl Perkins também já estava estourado com Blue Suede Shoes. Se escuta pouco, ou nada de Johnny Cash, que teria chegado ao estúdio bem depois da jam session ter começado. Se essa sessão tivesse se tornado disco naquela época, não teria o título de Million Dollar Quartet. Jerry Lee Lewis não era conhecido fora de Memphis. Recém-contratado da Sun, lançaria o primeiro disco dias depois desse histórico encontro.

A pegada no piano, e a interpretação com excesso de adrenalina o levaram a se destacar entre os pioneiros do rock and roll nos anos 50. Não por acaso, seu epíteto era The Killer (O Matador). A carreira de Jerry Lee Lewis sofreu um baque, em 1957, quando se descobriu, na Inglaterra, que a garota de13 anos, que viajava com ele, era mais do que sua prima. Era sua mulher. Estava no auge do sucesso. Curioso é que Elvis Presley, em 1960, passou a viver com uma garota de 14 anos, que conheceu quando servia no exército americano. O prestígio diminuiu, mas a carreira continuou décadas afora, sobretudo na música country. Depois de um AVC que o impediu de martelar o piano, uma de suas marcas registradas, ele ainda gravou um disco, aos 84 anos.  A música mais popular do século 20.

A Sun Records lançou três meses atrás uma compilação de singles que lançou do cantor, The Killer Keys of Jerry Lee Lewis. Recomendado, pra quem não conhece sua música.

FRASES

Sobre rock – Lá na Louisiana a gente chama isto de boogie woogie

 Sobre ele mesmo – Estou certo. Sempre estou certo. Uma vez achei que estivesse errado, mas descobri que estava certo.

Mulheres – Se Deus inventou alguma coisa melhor do que mulher, ele deixou pra si próprio (Jerry casou sete vezes).

Rock – Minha mãe sempre dizia: você e Elvis são muito bons. Mas não são um Chuck Berry

Piano – Nunca toquei fogo em piano. Sempre gostei de me livrar deles. Joguei alguns no rio. Isto não é legal.

Performance – Sempre gostei de me exibir. Desde que me paguem.

Biografia – Quando eles procurarem saber do meu passado, quero que se lembrem de mim não por minhas esposas, tive algumas. Nem pelas mansões, ou pela muita grana que ganhei ou gastei. Quero que se lembrem de mim pela minha música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: