Frevo, giromin e passo: experimentações no Paço do Frevo

Numa matéria que escrevi para o Jornal do Commercio, no início dos anos 90, me arvorei a nigromante, e previ um futuro nada bom para o frevo, naquela época em baixa. Não tocava no rádio, e em quase canto algum do Recife, os poucos discos que se produziam, em sua maioria, eram de sonoridade tecnicamente canhestra, com péssimas capas. Alertei que perigava de o frevo virar uma espécie de dixieland, o ritmo e dança surgidos, assim como o frevo, na primeira década do século 20: uma música para turistas, feito acontece em Nova Orleans.

Minhas premonições comprovaram-se redondamente erradas. É o que ratificam neste sábado, 26 de abril, a partir das 16h, no Paço do Frevo, o design João Tragtenberg, o músico Henrique Albino, a musicista Aishá Lourenço, e os dançarinos Wilson Aguiar e Orun Santana, apontam caminhos futuristas para o frevo, com o emprego do giromin, instrumento eletrônico que se vale da dança para produzir música por meio de sensores de movimento, uma evolução do teremim, patenteando há 94 anos pelo russo Léon Theremin.

O concerto desse sábado é resultado de uma residência de três semanas no Paço do Frevo, um projeto viabilizado por um edital do Funcultura. Se lá pelos anos 10 do século 20, o frevo e o passo formatavam-se juntos, tornando-se gênero musical e sua dança indissociáveis. Ambos agora interagem com o giromin, sobretudo a dança que agora influencia a música criada conforme a coreografia que dos seus passos.

João pesquisa formas de criar novos instrumentos musicais digitais enraizados na cultura pernambucana para produzir e modular sons a partir do movimento. Assim nasceu o Batebit Artesania Digital, que investe na tecnologia como uma plataforma de experimentação e expressão artística.  

O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, no Bairro do Recife.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: