Muito agito nesse domingo no Paço do Frevo, com apresentação do grupo Fuzuê de Danças, às 16h, e o megalançamento, às 17h30, dos dois volumes da Historia da Música Popular Brasileira – Sem preconceitos, do jornalista e pesquisador Rodrigo Faour.
O grupo de dança apresenta o Referenciais do Fuzuê – Mestras, Mestres e Terreiros, um papo sobre a pesquisa e o processo criativo do grupo, seguido de uma apresentação artística que espelha os resultados dessa imersão. Durante o processo de pesquisa, o grupo visitou locais como o Maracatu Nação Encanto da Alegria, Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo e Tribo Carijós em busca de potencializar seu trabalho através da integração entre as ruas, os terreiros, as mestras, mestres e suas agremiações e coletivos culturais. O evento será na Praça do Frevo, no terceiro andar do museu, com acesso pago: R$ 10 e R$ 5.
LIVRO
Já o lançamento do livro, também no terceiro andar, será gratuito, com a presença do autor e de nomes de várias gerações da música pernambucana: Almério, André Rio, Banda de Pau e Corda, Cannibal, Claudionor Germano, Cristina Amaral, Getúlio Cavalcanti, Igor de Carvalho, Jota Michiles, Maestro Forró, Maestro Spok, Martins, Michelle Melo, Nena Queiroga e Quinteto Violado.
Em História da Música Popular Brasileira – Sem Preconceitos (Editora Record), Rodrigo Faour escreveu seu livro mais ambicioso, abrangendo, nos dois volumes, um período que vai do descobrimento do Brasil até o ano de 2022. Como aponta o título, sem discriminar este ou aquele estilo, por supostamente ter menos qualidade do que este ou aquele outro. “a obra não tem preconceitos estéticos, mostra todo tipo de artista e estilo musical, destacando canções ou atos mais relevantes, deixando o leitor livre para tirar suas conclusões em relação à qualidade ou à importância deles e às intensas transformações pelas quais o mercado musical e a música popular passaram nas últimas décadas”.
Rodrigo Faour é jornalista, mestre e doutorando em Letras pela PUC-Rio e especialista em história da música popular brasileira. Com diversos livros publicados, é também pesquisador musical, palestrante, professor, diretor e roteirista de espetáculos, além de apresentador e produtor de shows, programas de rádio, TV e Youtube, onde mantém o canal “Rodrigo Faour Oficial”, de música e comportamento.
O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife.
Deixe um comentário