13 dias depois da morte de Jeff Beck, morre outro guitarrista do Yardbirds, Anthony ‘”Top” Topham, que fundou o grupo, em 1963, com Keith Relf, Paul Samwell-Smith, Jim McCarty e Chris Dreja. Topham, que mudou o nome para Sanderson Rasjid, depois de se tornar adepto de uma seita oriental, deixou o Yardbirds ainda em 1963, para não interromper o curso de artes plásticas. Tornou-se pintor importante, mas não abandonou a música. É uma espécie de elo perdido do blues inglês.
Garoto prodígio da guitarra, Topham entrou para o grupo com 15 anos. O Yardbirds ficaria conhecido o suficiente para ser contratado para tocar no Crawdaddy, um dos importantes espaços de shows de Londres, com apresentações seis vezes por semana. O pai de Anthony Topham foi contra o filho músico, queria que continuasse os estudos. Foi o que acabou fazendo. Tornou-se pintor renomado, e foi das artes plásticas que ganhou seu sustento (também era requisitado decorador de interiores).
Numa entrevista à revista Guitar International em 2011, ao comentar sobre sua saída prematura do Yardbirds, ele disse que deixaria o grupo de qualquer maneira, pela mesma razão que saiu Eric Clapton (que o substituiu na banda): devido a guinada do Yardbirds para o pop, deixando o blues em segundo plano, em compensação, emplacando vários hits nas paradas em ambos os lados do Atlântico.

Mas ele poderia ter faturado alto com a música, se tivesse aceitado um convite que seu amigo Jimmy Page lhes fez em 1968. Quando recebeu um telegrama assinado por Page, e o empresário Peter Grant para tocar como segundo guitarrista no New Yardbirds, Top Topham acabara de lançar um álbum solo, e não quis interromper a divulgação do disco. Se aceitasse, seria mais um integrante do Led Zeppelin.
Top Topham era considerado um dos mais originais guitarristas ingleses de blues. Gravou discos solo, e tocou com, entre outros, Peter Green e Christine McVie. Ele voltou ao grupo em 2000, por pouco tempo. Voltaria em 2013, substituindo Chris Dreja. O músico morreu aos 75 anos, e sofria de Alzheimer.
Deixe um comentário