Top Topham, guitarrista original dos Yardbirds, morre aos 75 anos. Ele foi substituído no grupo por Eric Clapton

13 dias depois da morte de Jeff Beck, morre outro guitarrista do Yardbirds, Anthony ‘”Top” Topham, que fundou o grupo, em 1963, com Keith Relf, Paul Samwell-Smith, Jim McCarty e Chris Dreja. Topham, que mudou o nome para Sanderson Rasjid, depois de se tornar adepto de uma seita oriental, deixou o Yardbirds ainda em 1963, para não interromper o curso de artes plásticas. Tornou-se pintor importante, mas não abandonou a música. É uma espécie de elo perdido do blues inglês.

Garoto prodígio da guitarra, Topham entrou para o grupo com 15 anos. O Yardbirds ficaria conhecido o suficiente para ser contratado para tocar no Crawdaddy, um dos importantes espaços de shows de Londres, com apresentações seis vezes por semana. O pai de Anthony Topham foi contra o filho músico, queria que continuasse os estudos. Foi o que acabou fazendo. Tornou-se pintor renomado, e foi das artes plásticas que ganhou seu sustento (também era requisitado decorador de interiores).

Numa entrevista à revista Guitar International em 2011, ao comentar sobre sua saída prematura do Yardbirds, ele disse que deixaria o grupo de qualquer maneira, pela mesma razão que saiu Eric Clapton (que o substituiu na banda): devido a guinada do Yardbirds para o pop, deixando o blues em segundo plano, em compensação, emplacando vários hits nas paradas em ambos os lados do Atlântico.

Mas ele poderia ter faturado alto com a música, se tivesse aceitado um convite que seu amigo Jimmy Page lhes fez em 1968. Quando recebeu um telegrama assinado por Page, e o empresário Peter Grant para tocar como segundo guitarrista no New Yardbirds, Top Topham acabara de lançar um álbum solo, e não quis interromper a divulgação do disco. Se aceitasse, seria mais um integrante do Led Zeppelin.
Top Topham era considerado um dos mais originais guitarristas ingleses de blues. Gravou discos solo, e tocou com, entre outros, Peter Green e Christine McVie. Ele voltou ao grupo em 2000, por pouco tempo. Voltaria em 2013, substituindo Chris Dreja. O músico morreu aos 75 anos, e sofria de Alzheimer. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: