Burt Bacharach foi resgatado do ostracismo, em 1994, por conta de uma foto dele na capa do disco de estreia do Oasis

Burt Bacharach, em boa parte com Hal David, emplacou sucesso atrás  de sucesso nas décadas de final dos anos 50 até meados dos anos 70, quando parecia que a fonte tinha secado. Mas em 1981, ele conseguiu retornou às paradas mundo afora com o tema do filme Arthur (no Brasil, Arthur, o Milionário Sedutor). Quatro anos mais tarde, voltaria às paradas com That’s What Friends Are For, com Dione Warwick. Àquela altura, o mercado mudara tanto que o tipo de música que Bacharach fazia era tida como obsoleta, ele próprio reconhecia, resignado, até porque sua situação financeira não sofria abalos, os direitos autorais continuavam mantendo sua conta bancária recheada.

Quando começou a compor nos anos 50, sem saber exatamente qual rumo tomar, Burt Bacharach tentou gostar de rock, mas achou primária, aquela música baseada quase sempre em três acordes perfeitos. Circulou pela vanguarda nova-iorquina. Conta em sua autobiografia que assistiu a um concerto de John Cage, que consistia de várias pessoas, cada qual com um receptor de rádio, todos sintonizados em emissoras diferentes. Não tinha estudado piano clássico para aquilo. Voltou-se para uma tradição que vinha inicio do século 20, de nomes como os irmãos Gershwin, Cole Porter, ou Hoagy Carmichael. Ironicamente, foi o rock and roll que, nos anos 90, o trouxe de volta aos holofotes.

Em 1994, a banda mais badalada da Inglaterra era a Oasis, de Manchester, que tinha à frente os irmãos Noel e Liam Gallagher. Naquele ano o grupo estreou com Definitely Maybe. Formaram-se filas diante das lojas, pelas cidades europeias para comprar o álbum. A elogiada capa foi inspirada na contracapa do A Collection of Beatles Oldies (1966), primeira coletânea do grupo de Liverpool. No disco do Oasis chamou atenção um enigmático pôster de um cara, que boa parte dos seus fãs, e do britpop em geral, não sabia quem fosse. Era Burt Bacharach, ídolo de Noel Gallagher. O culto ao compositor pela geração anos 90, foi sedimentado pela ponta que fez

Jovens voltaram-se para conhecer a música de Bacharach. O citado Noel reforçou a admiração por ele, revelando que Half the World Away, do álbum Masterplan, do Oasis, foi composta em cima de This Guy’s in Love With You, primeira canção de Bacharach & David a chegar ao topo do paradão da Billboard. Em 1996, Burt Bacharach cantou com Noel Gallagher, em Londres, no Royal Festival Hall, com a Orquestra da BBC. Ficou nervoso, há tempos que não ganhava tantas manchetes, tantos jornalista solicitavam-lhe entrevistas. Noel precisou acalmá-lo. Quando terminaram, o roqueiro precisou sair às pressas. Burt Bacharach conta em seu livro:

– Sai do palco naquela noite no Royal Festival Hall ovacionado. Uma parte de mim dizia: “Você não está morto. Você não tem nenhum doença incurável, tem? Será que a plateia sabe alguma coisa de mim que eu não sei?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: