Projeto Duos começa nesta sexta-feira e vai até o domingo na Torre Malakoff, com duplas de instrumentistas renomados que tocam pela primeira vez juntos

Começou hoje, 17 de março, mais uma edição do Malakoff Duos (com curadoria de Claudia Lisboa e Amaro Filho, da página 21), com uma oficina de Daniela Spielman, sobre saxofone, que aconteceu no Memorial de Medicina e Cultura da UFPE. Logo mais, às 15h, na Torre Malakoff, o violeiro Roberto Correa, um mestre no instrumento, faz a palestra Violas Tradicionais do Brasil, com entrada gratuita. Sábado, 18, e domingo, 19, rolarão shows de duos instrumentais na Torre Malakof.

No sábado, a partir das 16h até às 20h, haverá apresentações de Alunos Projeto Encontro, Guizado e Hugo Linns, Daniela Spielman e Rubem França, Arismar do Espírito Santo e Chico Correa. No domingo, no mesmo horário, o palco da Malakof terá Silvério Pontes e João Paulo Albertim, Lúcio Yanel e Roberto Corrêa, Simone Sou (foto) e Neris Rodrigues.

Tudo cobra criada da música instrumental brasileira, e pernambucana. O paulista Guizado, por exemplo, é um dos expoentes do jazz brasileiro, com uma sólida discografia solo, e participações em discos de nomes como Elza Soares e Nação Zumbi. Enquanto seu parceiro no duo, o pernambucano Hugo Lins é figurinha carimbada local, mas com nome nacional, na viola dinâmica, com cinco discos na sua discografia solo.

São Paulo e Pernambuco se encontram com a saxofonista, flautista, Daniela Spielman e o violonista e banjoísta pernambucano Rubem França, que se especializou no violão de 8 cordas. O paulista Arismar do Espírito Santo fecha a programação do sábado com o baiano, de Juazeiro, Chico Correa, vive em João Pessoa desde os anos 90, e formou alguns dos mais importantes grupos da música paraibana, o Cabruêra, Chico Correa & Electronic Band, tocou com DJ Dolores, BaianaSystem, entre muitos outros.

No domingo, o citado Roberto Correa, uma das autoridades brasileira na viola faz dobradinha com o violonista argentino/gaúcho Lucio Yanel, um craque da música, sobretudo do folclore do Rio Grande do Sul. O Rio se encontra com Pernambuco, no duo do cavaquinhista e bandolinista João Paulo Albertim com o trompetista Silvério Pontes. O primeiro é um dos mais atuantes instrumentistas pernambucanos, vai de trabalho solo a integrar grupos como Quinteto de Bandolins do Recife, ou Conjunto Pernambucano de Choro. O segundo é desses que dispensam apresentações. Silvério Pontes é referência no trompete brasileiro. Tocou com quase todo mundo importante, ou não, da MPB. Foi da banda Vitória Régia, que acompanhava Tim Maia, e formou um duo antológico com o trombonista Zé da Velha.

Por fim, mas não menos importante, a percussionista paulistana Simone Sou e a trombonista pernambucana Neris Rodrigues. Simone tem um extenso currículo na MPB, que vai de Cassia Eller a Elza Soares, Mutantes e Badi Assad. Neris é mais uma figurinha carimbada na música pernambucana, além de trabalho solo, tocou com, entre outros, o Cordel do Fogo Encantado e no sue projeto Tromboneando no Samba.

A Torre Malakof fica na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Os ingressos têm preço simbólico: R$ 5.

LIVRO E DISCOS

A loja Passa Disco estará presente no festival com um quiosque com discos de MPB, e música pernambucana, sua especialidade. Venderá também o livro Choro & Frevo – Duas Viagens Épicas, do titular  deste site, que estará na Torre Malakoff autografando o livro.

2 comentários em “Projeto Duos começa nesta sexta-feira e vai até o domingo na Torre Malakoff, com duplas de instrumentistas renomados que tocam pela primeira vez juntos

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: