Registro de um show dos Beatles em abril de 1963, numa escola inglesa, pode ser o próximo disco do quarteto?

A história sem fim de The Beatles ganha mais um capitulo, e a discografia possivelmente mais um disco. Há 60 anos, já com o primeiro LP nas lojas, e a uma semana de From me to You se tornar a primeira canção do grupo a alcançar o topo das paradas inglesas, os Beatles se apresentaram na Stowe school em Buckinghamshire, escola privada, cara, exclusiva para alunos do sexo masculino. Mas naquele dia foi permitido a entrada de garotas para assistir ao show.

Um estudante chamado John Bloomfield, então com 15 anos, responsável pela instalação do equipamento de som, estava com um gravador da marca Butoba MT5, o conectou a um microfone e o colocou sobre o palco. A gravação ficou sofrível, e John a conservou durante 60 anos (completados em 4 de abril).
O jornal inglês The Observer noticiou que a fita está recebendo um tratamento com tecnologia de ponta. Virá por aí mais um álbum ao vivo do quarteto de Liverpool? No limiar do sucesso, os Beatles ainda mantinham no repertório canções que tocavam no Cavern Club ou nas casas noturnas de Hamburgo. Uma dessas é I Just Don’t Understand, uma balada blues, lançada por Ann-Margret em 1961 (de Kent Westberry e Marijon Wilkins). O show teve 24 canções, a fita registrou 22 delas.

O atual diretor da escola sabia da existência da fita e convidou, em março, a jornalista da BBC Samira Ahmed para uma audição especial, com a presença de John Bloomfield. Segundo relatos de ex-alunos, então adolescentes, John, Paul, George e Ringo estavam com a adrenalina a mil. Naquela época, eles próprios confessaram, consumiam uma anfetamina chamada Preludin, com que conseguiam tocar por cinco horas seguidas nas temporadas em Hamburgo. Samira Ahmed conta que sentiu uma vibração traspassar-lhe o corpo com aquela energia ainda bruta dos Beatles, às vésperas da fama. E pediu para escuta-la uma segunda vez, por vídeo conferência, com a participação de Mark Lewisohn, o amior especialista na música dos Beatles, autor de livros fundamentais para a obra da banda.

A intenção inicial de Bloomfield, o dono da fita, é que o áudio restaurado seja disponibilizado ao público por uma instituição cultural inglesa. Porém, é quase inevitável que acabe virando um disco, até porque, pelas leis de direitos autorais do país, e da Europa, gravações ao vivo que completam 50 anos, sem registro numa editora musical caem em domínio publico. Certamente não faltará gravadora querendo ter o privilégio de lançar um álbum dos Beatles. Aliás, nessa segunda-feira, 10 de abril de 2023, completam-se 53 anos que Paul McCartney anunciou sua saída do grupo.

Na foto, os Beatles com aluno da Stowe School

4 comentários em “Registro de um show dos Beatles em abril de 1963, numa escola inglesa, pode ser o próximo disco do quarteto?

Adicione o seu

  1. Este conjunto conseguiu um feito inédito na música pop: sempre em evolução rápida nos arranjos e estilos. George Martin, considerado o quinto Beatle teve um papel histórico ao fazer o coaching musical deles. Começaram como grupo apenas talentoso e se transformaram no maior fenômeno musical desde a era dos clássicos tipo Beethoven, Chopin, Lizst, por exemplo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: