Jimmy Nicol, o baterista que teve o azar de ser um beatle por 15 dias em 1964



Às vésperas de mais uma turnê mundial em 1964, Ringo Starr foi impedido de viajar, devido a uma infecção nas amígdalas, e foi submetido a uma cirurgia. Com ingressos esgotados, parte dos cachês na conta, o empresário Brian Epstein precisava de um baterista para substituir Ringo em quatro concertos. O produtor George Martin sugeriu Jimmy Nicol, que tocava numa banda chamada Shubdubs.
Nicol estreou como beatle temporário  em 4 de junho de 1964, em Copenhague, Dinamarca. Em seguida tocou na Holanda e em Hong Kong. A próxima parada foi na Austrália, quando recebeu a notícia de que Ringo Starr estava a caminho para assumir a bateria do grupo.
O empresário Brian Epstein o levou até o aeroporto de Melbourne. Jimmy Nicol foi pago regiamente. Voltou para casa com 22.500 libras, uma pequena fortuna na época. Porém 15 dias como um beatle afetaria completamente a vida do baterista.  Apesar de poucos dias na Austrália, ele recebeu, já na Inglaterra, 5 mil cartas de fãs australianas.
De superstar ao anonimato. Uma  foto registra a mudança brusca de status.
O voo de volta foi de madrugada, Jimmy Nicol nem se despediu de John, Paul, George e Ringo, que se encontravam dormindo, quando ele deixou o hotel. Na foto, Jimmy Nicol está sentado, sozinho,  esperando o embarque, sem ninguém por perto. Três dias antes, 300 mil jovens amontoaram-se nas ruas de Adelaide para ver ele e os outros Beatles passarem de carro.
Em Londres reativou o Shubdubs, que gravou dois compactos que não fizeram sucesso. A fama de ex-beatle rendeu um convite para uma turnê  com o grupo sueco The Spotnicks por vários países.
A grana que recebeu foi mal aplicada. Jimmy Nicol perdeu tudo. Sem fama, nem fortuna, ele sumiu por quarenta anos.
 “Substituir Ringo foi a pior coisa que já aconteceu comigo. Até então eu vivia bastante feliz ganhando 30 ou 40 libras por semana. Depois que saí da mídia”.
Em 1988, foi noticiada sua morte. Em 2005, o jornal Daily News confirmou que Jimmy Nicol não morreu, vivia recluso em Londres. No seu curto período nos Beatles, ele acabou inspirando Paul McCartney a compor Getting Better, faixa do álbum Sgt Pepper’s. Getting Better (Está melhorando) era uma frase que Nicol costumava dizer, o seu bordão. Jimmy Nicol completará 84 anos em 2023.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: