A ciranda, que já foi a dança da moda na região metropolitana, nos idos década de 70, tem seu dia celebrado nesta quarta-feira 10 de maio, data do aniversário de Mestre Baracho, autor de grande parte dos clássicos da ciranda. Aniversário bem celebrado. Numa parceria Paço do Frevo, Centro Cultural Estrela de Lia e o Itaú Cultural teve e estreia hoje, nos canais do youtube das citadas instituições, a websérie semanal Quem me deu foi Lia. Nela, seis mulheres negras, de setores diversos da cultura, falam sobre a importância e o protagonismo negro e feminino da mestra cirandeira.
Quem Me Deu Foi Lia tem participações de Zenaide Bezerra, mestra passista de Frevo, Patrimônio Vivo, obviamente, de Lia De Itamaracá, Isaar França, as Irmãs Baracho, Maria Gabrielly Dantas, ativista de moda e criadora da casa sustentável Casa de Sal; a paraense Dona Onete, a Rainha do Carimbó Chamegado, e Dona Carmem Virgínia, chef de cozinha e apresentadora.
A criação da websérie é de Geisa Agricio, e o apoio de casting é de Anne Costa. A realização é da Gira Conteúdo Audiovisual, com direção de Luara Olívia e produção de Bruna Leite.
DISCO DE CIRANDAS
Neste Dia da Ciranda serão lançados o documentário Santino Cirandeiro e Encontro de Gerações, de Nilton Pereira, que mostra os bastidores das apresentações realizadas para promover o álbum homônimo nas cidades de Nazaré da Mata, Caruaru e no Recife. O doc está disponível no canal Santino Cirandeiro no Youtube. O outro lançamento (para stream) é do álbum Cirandas de Pernambuco, coletânea gravada no Recife, realização de Josivaldo Caboclo e Ricco Serafim, tem direção musical de Maciel Salú, codireção de Henrique Albino. Rute Pajeú foi assistente de direção musical. O projeto teve incentivo do Funcultura, em parceria com a Associação das Cirandas de Pernambuco.
Mestras Biu e Dulce Baracho (também conhecidas como as filhas de Baracho), Anderson Miguel, Mestre Bi, Mestre Zé Dias, Josivaldo Caboclo, Mestre Hamilton, Mestra Cristina Andrade, Mestre Sérgio da Imperial, Mestra Margareth, Mestre Noé, Mestre Carlos Antônio e Mestra Elisete Souza, participam do disco, e animam a roda de ciranda no Pátio de São Pedro. A festa da ciranda começa a partir das 17h30.
Pura emoção ouvir a Teca cantar Cirandas agora, Teles! Estive perto dela e assisti ela cantar no grupo Construção, com Benjamim Santos e Zé Fernandes, dentre outros. Em 1980 fiz shows da dupla TECA & RICARDO no Teatro Municipal de Niterói e no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro. Manda ela cantando Aquela Rosa também!
CurtirCurtir
tenho foto de divulgação desse com show com Ricardo Vilas. o pot-pourri de cirandas que ela canta no compacto é o melhor que conheço de um artista MPB, acho que o violão é de marcelo melo, do quineto. Ela canta ciranda com inflexões de bossa nova
CurtirCurtir
Isso, ela manda a Ciranda na personalidade interpretativa dela! Lembrei que fiz o show dela com Ricardo aí no teatro do Parque também!
E tens ela cantando Aquela Rosa?
Vamos homenagear Carlos Fernando esse ano, viu?!
CurtirCurtir
carlos merece ser homenageado sempre
CurtirCurtir
Temos um Asas da América inédito pra fazer!
CurtirCurtir